quarta-feira, maio 06, 2009

Brincadeiras, instruções e variantes linguísticas


Já comentei sobre o uso de textos instrucionais nas atividades escolares, neste post e neste outro.

Há alguns meses, trabalhei o uso dos textos instrucionais em curso de formação de professores e fiz o trabalho a partir de regras de jogos, como uma forma de demonstrar como se faz isto em sala de aula.Uma das professores fez um texto excelente sobre o Jogo de Boleba. Compreendi perfeitamente as regras, o objetivo do jogo, etc. mas, não entendi o que era Boleba.Depois de uma conversa com a professora descobri que Boleba nada mais era do que o Jogo de Bolinha de Crica, que eu jogava quando criança, com meu irmão e seus amigos.Interessante é que, hoje, as crianças do meu bairro chamam o mesmo jogo de Bolinha de Gude. Mais um caso de Variantes Linguísticas.

Por coincidência,na semana passada o Jornal Folhinha de São Paulo trouxe uma reportagem apresentando um concurso cultural sobre brincadeiras das crianças, por todo o Brasil.O objetivo é fazer um mapa das brincadeiras, pelo país: como elas são chamadas e como se brinca.As crianças podem participar, enviando seus textos com as regras de jogos, até o dia 3 de junho.Após a seleção, haverá um número especial do jornal com as brincadeiras selecionadas.

Esta é uma ótima oportunidade para trabalhar o texto instrucional em sala de aula.Quem sabe o texto de seu aluno não aparece na edição especial?

Veja o vídeo no Blog da Folhinha, e leia o regulamento aqui.

Ah, jogo de amarelinha, por aqui, era chamado de Jogo de Maré (aquele que tem céu e inferno, lembra?).Mas, já descobri outro nome para ele.Veja aqui.
E você ?já encontrou nomes diferentes para as suas brincadeiras de criança?

6 comentários:

  1. Oi Fátima

    Na minha infancia boleba era baleba e amarelinha era pé-pé. Brinquei de passe-passe, mas de pular carniça não, porque era menina bem comportada. além das brincadeiras fiz outras coisas que podem parecer diferentes: "tampei" pedra no rio, depois do banho sempre me sequei com enxugador e não gostava quando achava bichoquinha na goiaba. Variantes linguísticas de municípios ao norte do estado do Rio...

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal,
    Interessante o aprendizado de texto instrucional através de jogos, voltados para brincadeiras de infância. Algumas brincadeiras de minha infância: fura pé, garrafão, pega pega. Alguém conhece?
    Cláudia Norberta S. Amaral, Profª de Linguagens.

    ResponderExcluir
  3. Oi,Conceição:
    eu também "tampei" pedra no rio, mas não usei enxugador e achava era bicho mesmo nas goiabas.Adorei sua contribuição.Muito legal, obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Claudia:
    Você não tem blog , não?É que só conheço o pega-pega.Gostaria de saber como é o garrafão e o fura pé.Conte pra gente.

    Obrigada pelo comentário e pela contribuição.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fátima, te recomendo um blog de uma amiga, que tem ótimas reflexões sobre a infância e as brincadeiras de criança:
    http://www.quintarola.blogspot.com/
    Um abraço,
    Fefê (www.cria-minha.blogger.com.br)

    ResponderExcluir
  6. por favor, gostaria de saber as regras da brincadeira fura pé

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário.Volte sempre.

Bom Ano Novo!

 Obrigada por ter estado por aqui. Espero que as postagens lhe tenha sido útil. Que 2022 seja suave para você, que traga saúde, paz para tra...